5 testes vocacionais gratuitos para descobrir sua profissão

5 testes vocacionais gratuitos para descobrir sua profissão

Ficou indeciso na hora de preencher a ficha de inscrição para o vestibular? Sem estresse! Os testes vocacionais são os grandes aliados quando o assunto é carreira profissional, ainda mais se você ainda não conseguiu identificar qual área te motiva ou qual curso melhor se encaixa na sua personalidade e estilo de vida.

O teste vocacional nada mais é do que uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a refletir sobre seus padrões de comportamento, habilidades, hábitos e interesses pessoais. Entendendo sobre quem você é e tentando prever suas atitudes em possíveis cenários nos ambientes de trabalho, é que você vai ter a chance de fazer uma escolha segura para o seu futuro profissional.

É agora que a “palavra mágica”, tão debatida no mundo moderno, surge novamente: autoconhecimento. Em primeiro lugar, conheça sobre você para depois definir uma profissão; pode parecer simples, mas não é bem assim. Por isso, os testes vocacionais (ou testes de carreira) devem ser encarados como o primeiro passo em busca do objetivo profissional, combinado?

Agora, vamos ao que interessa! Neste post, garimpamos a internet em busca de testes vocacionais gratuitos e confiáveis para ajudar você a encontrar a carreira dos sonhos e não errar na escolha do curso. Se ajeita na cadeira e confira!

1. Guia da Carreira

A orientadora profissional Thais Helena Lima foi a responsável por desenvolver o teste utilizado pelo portal Guia da Carreira. Para produzir o material, ela teve como referência a Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008), combinada à sua experiência prévia na área da Educação. Para o teste, a profissional selecionou 15 perguntas e você deverá escolher a resposta com a qual mais se identifica.

2. Quero Bolsa

O Quero Bolsa apresenta o teste vocacional criado com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, de autoria do psicólogo educacional Howard Gardner. A metodologia é bastante utilizada para guiar pessoas na escolha de suas carreiras, se baseia em nove tipos diferentes de inteligência: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal (ou cinestésica), interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.

3. Educa Mais Brasil

O teste do site Educa Mais Brasil também tem como referência a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner, e em suas categorias de inteligência. Neste teste, o aluno deve responder as 32 perguntas escolhendo uma opção dentre as 4, que são: “não concordo”, “concordo parcialmente”, “concordo” e “concordo plenamente”. O teste vai considerar as suas respostas e associá-la às definições de variados campos de atuação profissional.

4. Guia do Estudante

O teste intitulado “Máquina de Profissões do Guia do Estudante” apresenta 60 perguntas objetivas e promete guiar o aluno para a melhor escolha da profissão levando em conta aspectos como seus valores, individualidade e “a opinião dos seus amigos”.

5. G1 Educação

O teste do G1 Educação, produzido pelo Instituto Colmeia, tem como base a metodologia de pesquisa conhecida como escala Likert, comumente utilizada para análise comportamental. O estudante deve optar por uma alternativa dentro de uma escala que varia entre 1 a 5, em que “1” corresponde a “discordo totalmente” e “5” corresponde a “concordo totalmente”.

Por fim, se depois de fazer todos os testes vocacionais que apresentamos nesta lista e após comparar os resultados você ainda não sente que está pronto para fazer uma escolha, talvez seja o momento de procurar profissionais especializados no tema, como psicólogos e coachs de carreira. Sem dúvidas eles poderão ajudá-lo com toda a competência necessária para a tomada desta importante decisão da vida profissional.

Este conteúdo foi útil para você? Não deixe de compartilhar com seus amigos e aguarde os próximos posts do blog!

Ministério da Educação divulga resultado do Fies

Ministério da Educação divulga resultado do Fies

Ministério da Educação divulga resultado do Fies

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado dos candidatos pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Após a divulgação, os estudantes devem se inscrever até as 23h59 de quinta-feira, 6. No segundo semestre de 2020, 107.875 estudantes de todo o Brasil interessados em fazer uma graduação em uma instituição de ensino privada disputam 30 mil vagas.

 

Segunda chance

Quem não foi chamado ainda tem mais uma chance de disputar uma das vagas por meio da lista de espera, que ocorre automaticamente. O prazo de convocação para a lista de espera segue até as 23h59 de 31 de agosto.